As curvaturas do cabelo
Como escolher o produto mais adaptado, segundo a curvatura capilar

Os tipos e níveis de curvatura do cabelo

Cada cabelo é diferente e pede cuidados especiais. Como posso então escolher os melhores produtos adaptados ao meu cabelo?
Um dos parâmetros principais para escolher um produto adaptado ao cabelo de cada pessoa, é conhecer o seu tipo de curvatura.

Dependendo da etnia e herança genética, os cabelos humanos podem ir desde um liso perfeito até um “afro” bem crespo em forma de z. Entre estes dois extremos temos todo um leque de misturas e combinações de curvaturas.
Na hora de escolher o seu champô, condicionador, máscara, creme de pentear, etc, conhecer a curvatura do seu cabelo pode ser de uma grande ajuda, pois os fabricantes das melhores marcas estudam minuciosamente os produtos adaptados a cada tipo de cabelo.

Devido à grande diversidade cultural e étnica, assim como à sua legendária cultura da beleza corporal, as marcas de beleza brasileiras são as campeãs mundiais em produtos otimizados para os vários tipos de cabelo.
Desde as marcas consideradas “topo de gama” até às marcas mais populares, todas conseguem oferecer um “savoir faire” único no mundo, com resultados fantásticos para cada tipo de cabelo.
Como classificar, então, o seu cabelo?
Deixo aqui uma listagem dos tipos de cacho, com algumas características gerais.

Cabelo Tipo 1

O tipo 1 é o liso, o totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas. Esse tipo de cabelo costuma ter uma oleosidade maior, na qual consegue atingir as pontas sem nenhum obstáculo.

1 A (Fino) – O cabelo se caracteriza por apresentar fios finos e pouco encorpados, com tendência à oleosidade, muitas vezes, até grudado na cabeça e que não segura nenhum grampo na cabeça. Esse tipo de cabelo exige produtos leves na hora dos cuidados para não pesar, priorizando a raiz limpa.

1 B (Médio) – São fios mais encorpados e volumosos que seguram a modelagem com mais facilidade. Utilize o condicionador nas pontas para evitar ressecamento.

1 C (Grosso) – Reto, pesado e difícil de modelar. Um cabelo comum em orientais, e para manter a aparência bonita, é necessário lavá-lo com frequência com produtos especiais à oleosidade e usar condicionador somente nas pontas.

Cabelo tipo 2

O tipo 2 é o ondulado, aquele que não chega à forma espiral. Formando ondas em padrão S, o cabelo caracteriza-se pela raiz mais lisa e suscetibilidade de frizz.

2 A – Quase liso, esse tipo de fio possui a ondulação S mais suave e facilidade para modelar. Não costuma ter muito volume, e pede o uso de produtos leves e em pouca quantidade. Para textualizá-lo utilize mousse, gel ou loções, evitando o uso de cremes e manteigas.

2B- Tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito, utilize finalizadores anti frizz.

2C- Ondas intensas e menos espaçadas, nas quais começam a desenvolver alguns cachos. É um cabelo volumoso, difícil de modelar que necessita do acabamento com mousse e finalizadores anti frizz.

Cabelo tipo 3

O tipo 3 são os famosos cacheados, são definidos pelo encaracolar das mechas, bem definidos e simétricos. Os fios seguem uma padronagem estilo “molinha”. Esse tipo de fio pede mais hidratação e cuidados específicos.

3 A – São cachos soltos, um cabelo mais natural, largo e regular. Fácil de pegar a escova, possui bastante brilho. Use e abuse de ativadores de cachos e leave-ins que não sejam tão pesados, mas nunca coloque na raiz dos cabelos.

3B- Esse tipo se caracteriza pelos cachos mais apertados, difíceis de pegar escova. Use um bom ativador de cachos, bons hidratantes e com controle de frizz eficiente. Os fios costumam ficar mais secos, por essa razão, tanto os shampoos quanto condicionadores devem ser hidratantes.


3C- Um cacho bem apertado, fechadinho e estreito, com padrão bem definido. Os fios são finos e frágeis, e requerem muita hidratação com cremes e máscaras de tratamento. Nesse tipo de cabelo cacheado, já está liberado o uso de cremes mais pesados com bases de manteigas e óleos.

Cabelo tipo 4

O tipo 4 é o crespo, conhecido como cabelo afro. A textura do fio forma um Z, e são caracterizadas por serem secos e frágeis. Esse tipo de cabelo pede hidratação intensa para revelar sua beleza.

4 A- Caracteriza-se por cachos bem estreitos e bem definidos. Esse tipo de fio não necessita de lavagem diária, pedindo intervalos maiores. De extrema importância é utilizar produtos co-wash e shampoo free sulfate que agridem menos os fios. Hidratação nunca é demais!


4B- As mechas são definidas pelo formato em Z, fazendo um ziguezague. Opte pelos shampoos mais densos e cremosos, para ter fios mais hidratados. Utilize pentes de dentes largos, e tenha como amigos os óleos naturais com o óleo de Patauá. Com a hidratação certa, os fios ganham textura, quebram com menos facilidade e obtém auxílio no crescimento.


4C- Mesma padronagem que o 4B, é recomendado que não se lave com frequência e  adira ao método co-wash e aos shampoos sem sulfato. Abuse de produtos hidratantes com manteigas.


Aline Neto

Founder

Especialista em Cabelo Cacheado & Tricologia

Partilhar


Referências e direitos de autor:
Photo by
Omid Armin on Unsplash
 
http://www.descobertascacheadas.com.br/2015/08/tipos-de-cabelos-tabelas 
 
https://www.patauabrazil.com.br
As curvaturas do cabelo
Aline Neto 3 março, 2022
Share this post
Arquivar
Iniciar sessão to leave a comment